Atelier Tânia Kunst

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Festa Bailarinas - Tutu

Ooooi!
O que melhor identifica o tema Bailarinas? O tutu é claro!
Como este mês, estou tratando da decoração neste tema, e adoro um pouco de história, resolvi pesquisar sobre a origem do tutu.
Quando se fala de ballet quem é referência no assunto? Ana Botafogo, sem dúvida nenhuma!
E foi no blog de dança Loja Ana Botafogo que descobri algumas curiosidades:
Tutu é uma palavra francesa que já faz parte do nosso vocabulário e pronuncia-se titi ou too-too.
Em 1832,  Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa, utilizando um corpete apertado e uma saia em vária camadas na primeira apresentação de " La Sylphide" na Ópera Nacional de Paris.
No início o tutu ia até os tornozelos, mas por volta de 1880 a bailarina Virginia Zucci foi a primeira a usar um tutu mais curto que acabava perto dos joelhos.
O propósito é criar a ilusão de que a bailarina está flutuando em uma nuvem, permitindo que a plateia veja completamente os movimentos de pernas e pés da dançarina.
Há vários tipos de tutu:
Clássico (prato,bandeja ou panqueca)
Trata-se de uma saia curta e rígida, com muitas camadas de tule que se estendem para fora do quadril e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras.


Clássico ( sino)
Assemelha-se ao estilo clássico panqueca, mas sem o arame para armar e com uma ligeira forma de sino.


Romântico
É formado por uma saia em formato de sino montada num corpete e por vezes é usado com mangas. A saia cai entre o joelho e o tornozelo.
image

Balanchine
O formato é similar ao estilo panqueca e sino, porém não é utilizado o arame e são menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave e mais cheia.


De ensaio
Trata-se só da saia, sem bordados ou acabamento, muito usada em exames e em ensaios, para não correr o risco de acontecer algum imprevisto com a roupa da apresentação.


E que tal fazer um tutu para a sua bailarina e convidadas, assim achei um modelo bem bacana e super fácil de confeccionar, confira o pap aqui

Créditos: 1-sapatilhasetutus.wordpress.com, 2-ballet-classico.blogspot.com, 3-modaballet.blogspot.com, 4-mundobailarinistico.com.br, 5-tutulovers.com, 6-montaencanta.com.br

Lindo não é?
Semana que vem ainda tem tema Bailarinas!!! Confira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário